terça-feira, 15 de janeiro de 2013

História da capoeira no Brasil, e angóla

Raízes africanas
A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.
No Brasil
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.
Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta. Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.
Três estilos da capoeira
A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.
Você sabia?
- É comemorado em 3 de agosto o Dia do Capoeirista.´
A Origem da capoeira.
A existência da Capoeira resulta da longa luta por reconhecimentocultural travada ao longo dos quatro séculos de cativeiro. E o termocapoeira, nome dos guerreiros das capoeiras e de sua estranhaforma de luta, que tornava homens desarmados capazes de enfrentare vencer vários adversários, corporifica ainda hoje nos jovenspraticantes do século XXI. Assim é que a luta dos africanos e seusdescendentes afro-brasileiros subsiste no jogo da Capoeira.A respeito das origens remotas da Capoeira é interessantetranscrever Albano de Neves e Souza, que escreveu de Luanda,Angola, a Luis da Câmara Cascudo, afirmando: “Entre os Mucope dosul de Angola, há uma dança da zebra N’Golo, que ocorre durante aEfundula, festa da puberdade das raparigas, quando essas deixam deser muficuemas, meninas, e passam à condição de mulheres, aptasao casamento e à procriação. O rapaz vencedor do N’Golo tem odireito de escolher esposa entre as novas iniciadas e sem pagar odote esponsalício. O N’Golo é a Capoeira.” Em seguida, Albano de Neves e Souza passa a expor sua teoria arespeito da evolução do N’Golo no Brasil: “Os escravos das tribos dosul que foram através do entreposto de Benguela levaram a tradiçãode luta de pés. Com o tempo, o que era em princípio uma tradiçãotribal foi-se transformando numa arma de ataque e defesa que osajudou a subsistir e a impor-se num meio hostil”.
Neves de Souza acrescenta algumas informações e conclui pelaorigem africana da Capoeira: “Os piores bandidos de Benguela em geral são muxilengues, que nacidade usam os passos do N’Golo como arma. (...) Outra das razõesque me levam a atribuir a origem da Capoeira ao N’Golo é que noBrasil é costume os malandros tocarem um instrumento aí chamadode Berimbau e que nós chamamos hungu ou m’bolumbumba,conforme os lugares, e que é tipicamente pastoril, instrumento esseque segue os povos pastoris até a Swazilândia, na costa oriental daÁfrica.” Estes relatos ilustram hipóteses quanto às origens da Capoeira.Note-se que essas danças são conhecidas no Brasil apenas atravésda literatura sobre o assunto. A história da Capoeira aguardapesquisa minuciosa em terras africanas com o objetivo de constatarnessas danças os possíveis elementos formadores da Capoeira.Danças com características de luta já foram identificadas em Cuba,Martinica, na Venezuela e em outras localidades das Américas, masdiscute-se se teriam origens comuns à Capoeira. Concretamente,temos a luta dos negros, elaborada a partir de gestos e movimentospróprios dos africanos, cuja fonte primária é a terra de onde vieramos guerreiros : a África. De lá veio o elemento matriz no processoque culminou no jogo da Capoeira - o negro! - e os movimentoscorporais da capoeira atual são fragmentos atualizados da memórianegra afro-brasileira. Recriando a cultura africana nessa terra, osnegros não ficaram passivos diante de sua nova condição.Desterrados e escravizados, combateram o poder escravista comuma rica produção cultural, conquistando espaços e recriando suaautonomia e identidade étnica em solo brasileiro. E acabou brasileiraesse jogo-luta, como testemunhou Charles Ribeyrolles, um francêsque aproveitou o tempo vivido em nossa terra - exilado por NapoleãoIII - para retratar os costumes da nação que se formava: “No sábadoà noite, finda a última tarefa da semana, e nos dias santificados, quetrazem folga e descanso, concedem-se aos escravos uma ou duashoras para a dança. Reúnem-se no terreiro, chamam-se, agrupam-se,incitam-se e a festa principia. Aqui é a capoeira, espécie de dançapírrica, de evoluções atrevidas e combativas, ao som do tambor docongo.”
Forma de inicio da capoeira.
Como a Capoeira foi criada
A capoeira é uma Expressão Cultural Brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos Africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos e golpes desferidos com bastões e facões. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música. A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a Capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Também, a palavra Tupi-Guarani "Capuera" significava "Mata destruída pela mão de Homem e renascida, não virgem". No período da colonização inicia-se o tráfico de escravos para a América. Os Negros eram aprisionados na África, trazidos e vendidos para o trabalho forçado em regime de completa escravidão. Para tornar o Negro escravo, os escravistas suprimiam sua cultura, sua alma e os torturavam. O interesse era apenas pelo corpo, força de trabalho. Esta situação desumana a que foi submetido o Negro, não foi suficiente para suprimir sua condição de ser inteiro, de corpo e alma. A Capoeira nasce neste período, os Negros a criaram para utilizá-la como luta no momento preciso em sua defesa e para os instantes de diversão, para relaxar do trabalho forçado. As perseguições iniciam-se, os Senhores proibiam sua prática por vários motivos: Dava ao Negro um sentido de nacionalidade; Individualidade e auto-confiança; Formava grupos coesos; Formava jogadores ágeis e perigosos; E, as vezes, no jogo, os escravos se machucavam, o que era economicamente indesejável. Desde o seu início a Capoeira foi perseguida, o Capoeirista era considerado um marginal, um delinquente em que a sociedade deveria vigiá-lo e as leis penais enquadrá-lo e puni-lo. Foram séculos de perseguição. Na década de 1930, se inicia um novo ciclo na história da Capoeira. Nesta época a situação do país não era nada boa, estávamos em pleno regime de forças e dentre as leis penais, existia uma que considerava os Capoeiristas como delinquentes perigosos. Manuel dos Reis Machado, Mestre Bimba, nesta época foi convidado pelo interventor federal na Bahia, Juracy Montenegro Magalhães, a ir ao Palácio do Governo. Mestre Bimba ficou assustado, achou que seria preso. Para sua surpresa, o Governador queria que se apresentasse junto aos seus alunos para mostrar "herança Cultural" para amigos e autoridades no Palácio do Governo. Em 09 de julho de 1937, Mestre Bimba consegue o registro de sua Academia, reconhecida pela Secretaria da Educação, Saúde e Assistência Pública. Primeira academia reconhecida no país. Inicia-se então a ascensão sócio-cultural, a Capoeira volta ao cenário Cultural, está presente na Música, nas Artes Plásticas, na Literatura e nos palcos. Termina a fase negra em sua história, onde a Capoeira e todas as formas de manifestações Culturais ficaram totalmente marginalizadas pela Sociedade. A Capoeira sobrevive, o Negro preservou sua luta e ao transformá-la tornaram-a Brasileira. De nada adiantou as perseguições, devemos aos Negros a capacidade de resistência e luta. Atualmente a Capoeira vêm adquirindo maior número de adeptos, todas as raças e camadas sociais, Nacional e Internacional. E assim que a Capoeira ganha projeção mundial, por ser uma Arte em ritmos e movimentos que exprimem toda a criatividade de um povo que foi oprimido. Com todo esse desenvolvimento, a Sociedade ainda desconhece os verdadeiros valores e as contribuições que podem advir do conhecimento e prática da Capoeira, mas felizmente este Esporte, que nos traz saúde física e mental vêm conquistando seu espaço.

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